segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Revista WFrade - coluna 05 "Un corto per favore!"

Peperoncino
Gosta de pimenta? ...Mas de verdade! Acessa http://www.peperoncino.org/ o site da Accademia Italiana del Peperoncino que foi criada para aprofundar e difundir da "cultura do apimentado". Não! Não é na Bahia, também não é no México, é na Itália! Precisamente na Calábria. Fundada em 1994 na cidade de Diamante (no litoral tirrenico) pelo jornalista de gastronomia Enzo Monaco. Ali encontrará, informações, dicas, receitas e ...brincadeiras e um modo “apimentado” de ver a vida.

Espresso Made in Italy
Enrico Maltoni é um apaixonado, estudioso e colecionador de maquinas para café espresso de época, por mais de vinte anos, ele vem garimpando pelo mundo equipamentos que são recuperados e pacientemente restaurados, para ser expostos em uma mostra itinerante aonde o visitador pode admirar e conhecer as mais belas e importantes maquinas para café espresso do mundo. Na espera que um dia a mostra poderá vir ao Brasil, convido para um tour virtual no: http://www.espressomadeinitaly.com/

Rodando o Brasil a sul
Fui convidado pela Chef Suzana Wascheck, proprietária em Brasília do Restaurante Lennox Grill e professora de gastronomia na Universidade Regional de Blumenau http://www.furb/, a ministrar uma palestra na III Jornada de Gastronomia de Blumenau que acontecerá nos dias 29, 30 e 31 de Outubro. Outros convidados serão: Francesco Carli do Restaurante Cipriani (Hotel Copacabana Palace), Fabrice Le Nud da Patisserie Douce France (SP) e Roland Villard.

Rodando o Brasil a norte
Outro convite foi feito pela minha amiga e pioneira de Brasília Elenita Da Valle, que se mudou (...coitadinha) para Pipa no Rio Grande do Norte. O Festival de Gastronomia de Pipa acontecerá entre os dias 5 e 14 de outubro. Ali na ocasião, será organizado um curso de Barista a noite e durante o dia irei curtir as belas praias do Nordeste.