quarta-feira, 19 de maio de 2010

MOSTRA: ITALIA PERSONALE "Romance à moda antiga"


No mês dos namorados, o ParkShopping celebra o amor com a exposição Itália Personale, da fotógrafa Graça Seligman

A Itália não precisa de muito para ser considerada romântica - suas cidades históricas, atemporais, charmosas e também contemporâneas já embalaram grandes paixões e amores de uma vida toda. No mês em que se comemora o Dia dos Namorados, este país europeu é o destaque da promoção Itália Romântica com sorteios de 30 pacotes de viagem para Roma, Florença, Milão e Veneza durante todo o mês de junho no ParkShopping. E para entrar no clima, o shopping promove a exposição Itália Personale, com fotos de Graça Seligman.

A mostra ficará em cartaz no ParkShopping, próximo à entrada E, entre os dias 27 de maio e 22 de junho. “Escolhemos a Itália para ilustrar esse mês dos namorados devido ao romantismo e ao charme que esse país representa no imaginário cultural. As fotografias da Graça são uma ótima oportunidade para despertar no público esse olhar especial sobre quatro cidades daquele país”, conta Cilene Vieira, gerente de marketing do ParkShopping.

Em Itália Personale, como explícito no nome, é a visão de Graça sobre o destino que guia o olhar dos espectadores. O romantismo italiano é retratado de maneira diferente, fugindo dos clichês e da obviedade em 35 fotos, tiradas em preto e branco. Esse prisma de sentidos, único e particular, Graça compartilha com o público por meio de sensações, sabores e amores deste lugar mágico e fascinante. “O convite para expor minhas fotos da Itália no ParkShopping foi uma grande oportunidade de reunir em um só espaço boa parte do meu portifólio italiano e, ao mesmo tempo, mostrar ao público um olhar apaixonado pelo país”, explica Graça.
Brasileira de nascimento, Graça tem raízes fincadas na Itália, onde morou por vários anos. A paixão é tanta que até mesmo no passaporte ele exibe dupla cidadania. Há mais de 15 anos, a jornalista, que enveredou-se pela fotografia como um hobby, registra sua visão do país. “A Itália possui uma diversidade em suas várias regiões e uma beleza genuína. Não só as pessoas, como suas cidades e paisagens, são belas e trazem consigo a história da arte que torna aquele país um grande museu a céu aberto”, conta Graça.

Este intercâmbio cultural já proporcionou exposições com fotos de Brasília em Roma e Milão e também na outra via, com fotos da Itália em Brasília em Texturas de Roma, que recebeu elogios rasgados do sociólogo e escritor italiano Domenico De Masi. “Ser brasileiro significa ter o olhar indispensável para ver em Roma coisas que outros não são capazes de ver”, avaliou o intelectual sobre o olhar apurado da fotógrafa.


ITÁLIA PERSONALE
ParkShopping (Próximo à entrada E). De 27 de maio a 22 de junho. Em 35 fotografias, Graça Seligman mostra a sua visão da Itália, em homenagem ao mês dos namorados. De segunda a sábado, das 10h às 22h e domingos e feriados, das 14h às 20h. Entrada franca.