terça-feira, 10 de março de 2009

Marcha Pelo Café acontece em Varginha / MG em 16 de março de 2009

O “Movimento S.O.S Cafeicultura” é um movimento que está sendo encabeçado pelo CNC (Conselho Nacional do Café), FAEMG (Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais), OCEMG Sescoop/MG, e SICOOB Sistema Crediminas. O motivo protesta contra a atual crise que se instalou na cafeicultura brasileira, onde segundo alegação dos organizadores do movimento o aumento dos custos de produção ultrapassa 500% nos últimos 10 anos e o valor do produto subiu pouco mais de 20%.
E alegam que a cafeicultura gera 2,2 milhões de empregos diretos no Brasil, e mais de 8 milhões de empregos indiretos. E continuando o quadro atual são mais de 10 milhões de empregos ameaçados.
O objetivo principal do movimento segundo suas lideranças é sensibilizar a sociedade e a classe política do Brasil para a crise social sem precedentes que está se tornando inevitável.
A "Marcha pelo Café" vai acontecer dia 16 de março, às 10 horas, pelas ruas da cidade de Varginha localizada no sul de Minas Gerais. E segundo seus organizadores será uma caminhada pacífica que contará com grandes, médios e pequenos produtores de café; políticos e comerciantes da região e pessoas, que sabem que a crise afeta de forma direta ou indireta.