VENCEDORA DO I° CONCURSO INTERNACIONAL
“SINTONIAS”
As melhores harmonizações gastronômicas com o azeite extra-virgem promovido por:
Ministério Italiano das Políticas Agrícolas e Florestais
Ministério Italiano do Comércio Internacional
I.C.E. Instituto do Comércio Exterior da Itália,
Buonitalia
Região Lombardia
Região Piemonte
ASA Associazione Stampa Agroalimentare
Consulados Gerais italianos na Alemanha
Brasil
Canadá
China
Coréia do Sul
Grã Bretanha
Japão
USA
ICIF - Italian Culinary Institute for Foreigners
com a colaboração da Corporação dos Mestres Oleários – ONLUS
No concurso internacional “Sintonias”, realizado em 13 paises, quem representará o Brasil, será a Chef Leninha Camargo do Grand Buffet de Brasilia. Após passar por criteriosa seleção e ficar entre os 5 finalistas do Brasil, a chef disputou ontem 29/10 na faculdade de gastronomia do senac de santo amaro a etapa final juntamente com mais 4 chefes de renome e abocanhou o premio com nota máxima em todos os quesitos.  No dia 11 a chef embarca para Italia onde disputará o trofeu internacional com outros 12 chefes vencedores de cada pais.
O Concurso objetivava, ressaltar a importância da escolha não só de um azeite extra-virgem de grande qualidade, mas daquele que melhor se harmoniza com cada preparação.
Cada chef realizou receitas de sua criação, encaixando em uma das 5 categorias indicadas pelos organizadores: carnes, pescados, cereais, legumes/verduras e sobremesas, harmonizando o azeite extra-virgem considerado mais adequado.
O resultado esperado pelo concurso, era a preparação que melhor harmonizasse um azeite de determinadas características com a própria receita.
Numa composição unica de cores, texturas e aromas utilizando como base cereais, a Chef conseguiu atingir a pontuação máxima em todos os quesitos de equilíbrio: gusto-olfativo, harmonização e apresentação impecavel.
Sua receita era composta de um mix de grãos integrais (arroz selvagem, arroz negro, trigo, cevadinha, triticale e nozes) combinados com lascas de bacalhau cozidas em baixa temperatura em azeite extra virgem, montado de forma impecavel e finalizado com crisps de escarola, pipocas de arroz selvagem, flor de sal e um toque sutil da pimenta fagara.
Dentre os jurados, o Chef Carlos Bertolazzi declarou que quando o prato entrou na sala, exalou um aroma indescritivel pelo ambiente. Já o também jurado, o chef Marcelo Pinheiro do Intercontinental, especialista em concursos e também diretor da ABAGA (associação brasileira da alta gastronomia), declarou que a chef atingira o inesperado, pois era visivel a valorização do azeite em seu trabalho, um mix de aromas, sabores e texturas em perfeita harmonia.
O corpo de jurados, além de muitos outros, contou ainda com a presença do critico gastronomico, somellier e maior especialista e consultor na area de chaturos Cesar Adames que rasgou elogios à chef e que a acompanhará na Italia cobrindo todo o evento.
Os vencedores de cada pais terão a receita com fotos publicadas num volume especial onde serão apresentados também os azeites que participaram do Concurso.
Desejamos muito sucesso a ela, que já toca com maestria seu buffet na capital federal.